Neste Artigo iremos mostrar como habilitar no sistema as funções de abertura e fechamento de caixa e também a função sangria.


Com o sistema SysFAT LOJA aberto vá no menu "Utilitários" e clique na função "Configurações de NFCe/SAT"



Após isso a seguinte tela será aberta:




No centro da tela temos as "Configurações de Abertura/Fechamento de Caixa", marque a flag "Ativar"




Após marcar a opção "Ativar" as outras opções ficarão disponíveis para marcação. Mais abaixo vamos abordar as funcionalidades de cada uma das opções.


Configurações de Abertura/Fechamento de Caixa: 


1. Exigir validação de usuário Supervisor nas Operações de Caixa:

    Esta opção exigira a validação do Supervisor nas operações, por exemplo, sempre q abrir o caixa vai pedir a liberação, sempre que fechar o caixa também e vai pedir a validação para liberar sangria.


2. Permitir que o Usuário Supervisor feche qualquer Caixa: 

    Esta validação permitira que caso algum funcionário caixa que esteja com o caixa aberto, restrito para o próprio uso, esquecer de fechar o caixa ao finalizar o expediente o usuário Supervisor poderá efetuar o fechamento deste caixa, caso contrário,ou seja, se está opção estiver desmarcada apenas o usuário que abriu o caixa poderá fechar o mesmo (O caixa estará restrito ao uso caso esteja marcada a opção "Restringir o uso do Caixa ao Usuário da Abertura").


3. Restringir o uso do Caixa ao Usuário da Abertura:

    Com esta marcação ativa, o sistema entenderá que apenas o usuário que abriu o caixa poderá fecha-lo. Nesse caso o supervisor pode fechar, mas só o usuário pode realizar qualquer outra operação.


4. Exigir Fechamento Diário: 

    Esta marcação exigira que o caixa seja aberto e fechado todos os dias.


5. Exigir Sangria ao atingir o limite de R$:

    Esta opção quando colocado o valor do limite exigira a sangria do caixa, por exemplo, definido o valor de R$ 400,00, ao atingir este limite (no geral, cartão, dinheiro e cheque) o sistema exigirá a sangria do caixa. (Esta opção depende da marcação no cadastro de tipo de pagamento, mais detalhado no artigo sobre sangria e reforço, onde o link está mais abaixo neste mesmo artigo).


6. Comprovantes:

    Aqui efetuamos a marcação de qual operação você vai querer comprovante impresso e ao lado de cada operação há a flag  "2 Vias", assim o comprovante sairá em duas vias caso necessite.


7. Imprimir Campos para Assinatura de Usuário/Supervisor: 

    Com esta marcação todos os comprovantes de operação vão sair com o campo de assinatura, para assim o supervisor ou o usuário do caixa possa validar os valores.



Ao marcar as funcionalidades que desejar não esqueça de clicar no botão "Confirmar" que fica na parte inferior da tela.    




Após salvar notaremos que as funcionalidade estão conforme imagens abaixo na tela de PDV.




Para verificar as funcionalidades de abertura, sangria, reforço e fechamento de caixa acesse o seguinte artigo:



Abertura e Fechamento de Caixa:


https://jrc-tecnologia.freshdesk.com/support/solutions/articles/44001809703-trabalhando-com-abertura-e-fechamento-de-caixa 



Sangria e Reforço


https://jrc-tecnologia.freshdesk.com/support/solutions/articles/44001809743-como-efetuar-sangria-e-refor%C3%A7o-de-caixa 



Caso as opções e configurações apresentadas neste artigo não apareçam em seu sistema, envie um e-mail para chamados@jrc.com.br e solicite a atualização de seu sistema SysFAT LOJA.