Neste artigo vamos lhe orientar em como efetuar o processo de sangria e reforço de caixa.


Sangria


Sangria de Caixa: o que é?


Já ouviu falar de sangria de caixa mas não sabe o qual é o seu significado? A sangria de caixa significa que houve uma retirada não programada de dinheiro da caixa.


O termo é quase do senso comum para quem trabalha ou já passou por um super ou hipermercado, já que a sangria de caixa é feita várias vezes ao longo de um turno pelo operador. Mas a operação pode ser realizada em qualquer tipo de negócio ou atividade.



Como fazer


Quando as transações são muitas e o modo mais comum de pagamento é o dinheiro, é frequente a caixa onde são realizadas acumular valores muito elevados. E muito para além daquilo que é definido como o fundo de maneio. Pouco seguro e demasiado apelativo para ladrões, por exemplo. Logo, impõe-se a necessidade de realizar uma sangria de caixa.


Na prática, sangria de caixa é o nome dado à operação de recolha de valores em excesso na caixa para um outro local mais seguro. Regra geral, a caixa central ou a tesouraria. Daí que se utilize também a expressão “alívio da caixa” para descrever esta operação. Um dos principais aspetos que a caracteriza é o facto dessa remoção não ter uma programação pré-definida. Pelo contrário, pode ocorrer sempre que o operador entenda necessário.



Valores devem ser registados


Mas e esse dinheiro não é contabilizado para apurar o total da caixa? Claro que sim. Mesmo sendo encaminhado para outro local, através de um envelope, por exemplo, o montante de cada sangria de caixa é contabilizado no total das transações a apurar no final do expediente. E se não houver acompanhamento e registo dessas sangrias, o operador corre o risco de não ter as contas a baterem certo.


Esse risco é minimizado quando se utilizam programas informáticos de faturação que já preveem a operação sangria de caixa, ficando registada a ação e o valor em causa. Esse mesmo valor é abatido ao dinheiro que deveria estar na caixa na hora de fechar as contas e se apurar o saldo final.


Sangria no Sistema SysFAT


Para efetuar a Sangria o caixa precisa estar aberto, caso contrário o botão de Sangria não vai estar habilitado, caso necessite abaixo está o link com o artigo sobre abertura e fechamento de caixa:


https://jrc-tecnologia.freshdesk.com/support/solutions/articles/44001809703-trabalhando-com-abertura-e-fechamento-de-caixa 


Vamos lá:


Na tela de PDV clique em "Operações de Caixa" e com o caixa aberto clique em Sangria



Quando o sistema está parametrizado para solicitar a sangria ao atingir o limite pré estipulado por você (Vide link acima), o caixa fica indisponível esperando ser efetuada a sangria, conforme imagem abaixo:



Ao clicar em Sangria a tela irá abrir com a data, hora e numero do caixa, com o valor que tem no caixa no momento, basta escolher a forma de retirada da sangria (Por padrão a retirada é em dinheiro ou cheque) e informar o valor da retirada no campo Valor Sangria.


Ao selecionar a forma de pagamento é possível ver o valor constante desta forma no campo Valor Disponível.



Após isso clique em Confirmar e após clique em sim.


Para que isso tudo funcione corretamente é necessário marcar uma opção no cadastro de Tipos de Pagamentos (Cadastros > Cadastros Auxiliares > Tipos de Pagamento, clique em "Consultar Registros" dê dois cliques no tipo de pagamento desejado para constar na Sangria e marque a seguinte opção "Contabilizar valores para Sangria". Essa opção estando marcada em qual quer tipo de pagamento vai contabilizar e mostrar no campo "Valor no Caixa".




Reforço


O reforço de caixa é um aporte que serve para garantir a capacidade de movimentação financeira. Por exemplo você ter feito uma sangria e deixou o caixa com o valor mais baixo do que o valor de abertura e o caixa ficou sem troco, neste caso é feito um reforço no caixa para ter capital para suportar a entrega de troco para seus clientes.


Vejamos como efetuar o processo no SysFAT LOJA:


Para efetuar o Reforço o caixa precisa estar aberto, caso contrário o botão de Reforço não vai estar habilitado, caso necessite abaixo está o link com o artigo sobre abertura e fechamento de caixa:


https://jrc-tecnologia.freshdesk.com/support/solutions/articles/44001809703-trabalhando-com-abertura-e-fechamento-de-caixa 




Na tela de PDV clique em "Operações de Caixa" e com o caixa aberto clique em Reforço, a seguinte tela será aberta:



O reforço por padrão é informado apenas o valor de reforço, neste caso informe o valor do reforço e clique em confirmar


assim o caixa será reforçado corretamente.


Caso as opções e configurações apresentadas neste artigo não apareçam em seu sistema, envie um e-mail para chamados@jrc.com.br e solicite a atualização de seu sistema SysFAT LOJA.