Neste artigo iremos mostrar como inserir o controle de lote no sistema.


Vá em Menu Superiror > Estoque/Compras > Controle de LOTE


A seguinte tela irá abrir:



Na tela são apresentados todos os lotes do sistema, do mais atual para o mais antigo, por ordem de entrada do lote.


Clicando em um lote é habilitado o botão consultar, para abrir o lote em questão, ou dê dois cliques no lote desejado.


Para inserir um novo lote, clique em "Novo".



Insira as informações do lote, Número do LOTE, Controle, Data de Entrada, Validade, clique nos "..." para selecionar o produto, no campo Fornecedor clique nos "..." para adicionar o fornecedor daquele produto, informe a data de fabricação e saldo do lote. 


Ao confirmar a tela continua aberta, marque a opção "Limpar os Campos oa Confirmar Lançamento, caso for lançar um novo lote na sequencia.


O controle do lote pode ser feito com tres opções, Aprovado, Não Conforme e Quarentena.



Caso marque o LOTE como Não Conforme ou Quarentena, o sistema não irá consumir o lote até que esteja aprovado. Isso vai depender das configurações do sistema pertinentes ao lote e estão mencionadas mais abaixo.


Após inserir o LOTE, basta clicar nele para visualiza-lo.



Na tela do LOTE, podemos verificar a esquerda, as notas emitidas que consumiram esse lote, na parte central as ordens de produção que consumiram esse lote, a direita, os certificados de qualidade, propriedades de controle e propriedades típicas.


Na parte inferior esquerda, ficam as informações de movimentação manual (quando o lote é consumido manualmente).


Abaixo o total de entrada, o total de saída e o saldo do lote.


Temos também os botões de impressão do lote, botão de "E-Mail" para enviar a documentação do LOTE via e-mail, o botão "Gravar", o botão "Mov. de Lote" (falarei dele mais abaixo), botão de Atualizar, localizador e o botão Nova Consulta, para voltar a tela anterior.


Movimentação de Lote: Este botão abre a tela de movimentação manual de lote, bastando apenas infomrar a quantidade, o motivo e se vai ser pra mais ou pra menos.



Localizador: Este botão insere a localização de estoque do produto.


Para configurar corretamente o consumo do lote, para que o sistema automáticamente colha as informações de lote vá em: Menu Superior > Utilitários > aba "Sistema em Geral" temos algumas opções sobre o consumo de lote e movimentação de estoque.



Opções para Mov. de Estoque em Beneficiamento: Essas opções são apenas para nota de beneficiamento, se vai movimentar estoque ou não na entrada e saída de materiais. Caso utilize SPED, é recomendável que habilite para movimentar o estoque.


Opções para Estoque: a marcação para considerar a quantidade em reserva para verificar estoque existente, serve para quando for efetuar o estoque seja para simples consulta ou orçamento de vendas ele considera como consumido os produtos que tem a reserva de estoque (produtos em orçamentos e não faturados por exemplo). Impressão do Certificado Técnico como a opção mesma diz, imprime uma imagem do produto (inserido no cadastro do produto) no certificado técnico do mesmo.


Consumo de Lote: 

- FIFO significa: First in First Out, ou o Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai. Ou seja, o primeiro lote de um determinado material que foi comprado e armazenado, será o primeiro a sair, seja pelo seu consumo ou revenda. 

- Manual, sempre você fará a movimentação de todos os lotes manualmente.

- Não preencher Tag NFe40 é para o sistema não gerar as tags pertinentes na nota.

-Exigir Informações do LOTE ao movimentar estoque te obriga a informar as informações do lote nas movimentações de entra e saída, ou seja, você sempre informara de qual lote deve ser consumido a saída e sempre informará qual o lote que esta sendo inserido no sistema na entrada.


Todas as informações aqui contidas, são de uso pertinentes ao sistema SysFAT, sendo assim, não se aplicam a outro software ERP.


Caso necessite de suporte ou mais alguma infomração, busquem em nossa base de conhecimento ou entre em contato conosco abrindu um chamado no portal ou enviando um e-mail para chamados@jrc.com.br..


Esperamos ter ajudado!