NEste artigo iremos demonstrar como efetuar a importação de arquivos xml (do fornecedor), para dar entrada na nota fiscal de compra de material, vincular o produto do fornecedor ao seu produto interno e dar baixa nos pedidos de compras.


Vá em Menu Superior > Estoque/Compras > Importação de Arquivos XML (NF-e/CT-e), a seguinte tela será aberta:



Clique nos "..." para selecionar a nota.



Agora clique no botão "Retorna Conteúdo" para que o sistema leia o conteudo do xml e retorne na tela as informações da nota.



Na tela agora esta sendo apresentada todas as informações pertinentes a nota fiscal importada, nota-se que as linhas dos produtos estão em vermelho, estão nesta cor pois os produtos da nota (do seu fornecedor) não estão associados ao seu produto interno.


Clique na linha do produto para habilitar os botões "Alterar CFOP", "Alterar Unidade" e "Tipo de produto". Efetue a troca do tipo de produto (para um unico produto ou para todos da nota) e caso necessário altere o CFOP (Para fins de acerto no SPED).




Caso você esteja efetuando a primeira compra com esse fornecedor e você não tem os produtos comprados (caso não seja para repor estoque), ao clicar em "Confirmar Entrada" o sistema cadastrará tanto o fornecedor quando os produtos no banco de dados, isso fará com que as linhas dos produtos fiquem na cor azul, e o preecnhimento da coluna Cód.Int.: será preenchido com o codigo dos produtos cadastrados automaticamento, assim a nota já ficará vinculada com os produtos internos. Isso fará com que sempre que você comprar deste fornecedor ao importar a nota,  o sistema adicionará a quantidade comprada direto no controle de estoque do produto vinculado internamente.



Caso você ja tenha os produtos cadastrados veja abaixo como efetuar a associação do produto do seu fornecedor com o seu produto interno.


Clique em um dos produtos da nota e clique em "Associar Produto". A seguinte tela irá aparecer:



Selecione o produto interno que corresponde ao produto comprado na nota de seu fornecedor. Após isso clique em "Confirmar Associação".



Isso deve ser efetuado produto por produto. No final de associar todos os produtos, todas as linhas de produto ficarão na cor azul com a coluna "Cód.Int.:" preenchida com o código do seu produto interno. (Caso um desse produtos não tenha no cadastro, apenas deixe sem associação de produto para o sistema realizar o cadastro automatico do produto).


Caso nos seus produtos seja necessária a informação de LOTE do produto, basta clicar no produto e clicar em Inserir LOTE, assim você poderá informar as informações de LOTE para o produto selecionado. Basta clicar em Confirmar.



Após inserir a associação de produto, caso tenha um pedido de compras aprovado, clique em Associar pedido, assim ao confirmar a entrada da nota, a baixa do pedido será efetuada automaticamente.


Ao clicar em associar pedido a seguinte tela será aberta:



Clique no pedido de compras (no lado esquerdo da tela), ao clicar, no lado direito da tela será apresentado os produtos desse pedido. Clique no produto correspondente ao produto selecionado na nota e dê dois cliques em cima do produto.



Caso a quantidade de produtos que veio na nota sejá igual a do pedido, apenas clique em confirmar, caso contrário altere a quantidade associada no campo "Qtde. Ass.:", após isso confirme no botão "Confirmar". Esse processo deve ser feito para todos os produtos da nota fiscal.


Ao final da associação, todos os produtos do pedido ficarão vermelhos e na tela da importação da nota, a coluna "Cód. Int.:"será prenchida com a informação "Pedido de Compra".




Após isso, caso ja tenha efetuado a troca do tipo de produto conforme mencionado acima, clique em "Confirmar Entrada".



Para poder visualizar a nota importada vá em Menu Superior > Estoque/Compras > Consulta/Emissão de Notas Fiscais de Compras


Na tela de consulta busque pelo número da nota ou o nome do fornecedor.



Na tela do pedido podemos verificar também que o pedido estará com o status "FECHADO".



Efetuando esse processo inteiro, não é necessario confirmar a nota de entrada na tela de notas de compras (processo este que efetua a entrada dos produtos no estoque) ou dar a baixa no pedido. Pois com a associação na importação, estes dois processos já estão sendo efetuados automaticamente.


Caso necessite de suporte ou mais alguma infomração, busquem em nossa base de conhecimento ou entre em contato conosco abrindu um chamado no portal ou enviando um e-mail para chamados@jrc.com.br..


Esperamos ter ajudado!