Este artigo tem o objetivo de esclarecer como é cadastrado o NCM no sistema e como efetuar sua configuração corretamente.

 

Aqui dividimos em três partes o artigo sendo elas: 

 

1 – Cadastro – Classificação Fiscal (NCM)

2 – Cadastro - Classificação Fiscal (NCM) por Estado

3 – Atalhos no cadastro NCM

 

1 - Cadastro - Classificação Fiscal (NCM)

 

A NCM (Nomenclatura Comum ao Mercosul) é o número que padroniza os produtos e identifica-os. Por isso, é obrigatório o preenchimento no cadastro de cada produto.

 

Para acessar o cadastro da NCM clique Cadastros>Cadastros Auxiliares>Classificação Fiscal (NCM)

 

 

Nessa tela é possível cadastrar a NCM inserindo o campo os seguintes campos:

  • Código CF: Insira um código de três caracteres no máximo para identificação da NCM
  • Classe Fiscal: Insira o número da classificação fiscal
  • Descrição: Descritivo que identifique a NCM (opcional)

 

2 - Cadastro - Classificação Fiscal (NCM) por Estado

Para que os impostos sejam preenchidos automaticamente na nota fiscal é possível cadastrar as tributações vinculadas a NCM em cada estado. Para acessar o cadastro da NCM clique Cadastros>Cadastros Auxiliares>Classificação Fiscal (NCM)

 

 

Na tela que será exibida localize a NCM que deseja realizar o cadastro das tributações e dê um duplo clique para abri-la
 

 

 

Na tela aberta será exibido alguns botões, inclusive facilitadores que você pode obter maiores informações no FAQ Atalhos no cadastro da NCM, porém nesse momento iremos apenas nos atentar ao botão NOVO ESTADO.

 

 

Ao clicar nesse botão será exibida a seguinte tela que é composta por diversos impostos, porém antes de preenche-los é necessário indicar referente a qual estado será preenchido.

 

 

Devido a grande quantidade campos, abaixo vamos esclarecer os principais campos que são utilizados em notas fiscais: 

 

 

IMAGEM

DESCRIÇÃO

Preencha o estado do qual será preenchido os impostos.

Nesse local preencha as alíquotas de entrada e saída que pertencem aquele determinado estado, caso a sua empresa não se enquadre em algum dos impostos, apenas deixe em branco o campo. Os campos solicitados, na respectiva ordem, são: ICMS, Redução da base de calculo do ICMS, IPI, PIS, COFINS, ICMS Interno, ICMS Interestadual e FCP. As três últimas alíquotas são referente ao DIFAL.

Nas abas preencha a situação tributária de entrada e saída referente a sua empresa de cada imposto. Na linha ao lado será exibido o descritivo de cada descrição para sanar possíveis dúvidas do código selecionado

Caso essa NCM para esse estado tenha que destacar o imposto Substituição Tributária marque a opção SIM e preencha as alíquotas do ICMS Interestadual, ICMS Interno e MVA.

Caso algum dos impostos tenha alguma redução em sua base de calculo como padrão é preencha-as em seus respectivos campos.

É possível encontrar no meio da tela essas abas Revenda, Cons. Final e Industrialização. Caso a tributação varie entre o tipo de consumidor é possível cadastrar em cada aba uma tributação diferente. Se forem iguais recomenda-se que sejam usados os botões para os dados serem copiados.




 

3 - Atalhos no cadastro NCM

Nessa etapa iremos mostrar alguns atalhos para cadastrar a NCM de forma mais rápida.

Abaixo segue os botões e suas respectivas ações:

 

  • "Copiar dados": Como já mencionado aqui é possível separar por tipo de consumidor os impostos, porém para os casos que o imposto se repetirá para todos os consumidores existe o botão Copiar Dados em todas as abas para agilizar o cadastro.

 

  • Associar Observação: Há também a possibilidade de associar a observação que vai na NF-e ao cadastro do NCM, basta clicar no botão “Associar Obs.”, clicar em “Novo” e clicar nos “...” para escolher a Observação. Caso queria saber como cadastrar a observação clique aqui.
  • Gerar Cópia para outros estados: Esse botão é possível gerar cópia de um estado para outros que sejam iguais ou similares. Por exemplo, na imagem abaixo está selecionado o estado de SP.

Ao clicar no botão irá abrir a seguinte tela para que marque quais são os estados que deseja copiar.

Após selecionar os estados desejados ou marcar todos clique no botão GERAR. Esse botão irá copiar todos os impostos de todas as abas para todos os estados selecionados.

 

  • Gerar cópia para outras NCMs: Esse botão é possível gerar cópia de uma NCM para outras que sejam iguais ou similares. Por exemplo, na imagem abaixo está aberta a NCM 8538.90.10.

 

Ao clicar no botão irá abrir a seguinte tela para que marque quais são as NCMs que deseja copiar.

 

 

Após selecionar as NCMs desejados ou marcar todos clique no botão GERAR. Esse botão irá copiar todos os estados e seus respectivos impostos de todas as abas para todas as NCMs selecionadas.