Este artigo tem como objetivo, mostrar como é feito o cadastro de CFOP no sistema.

 

Para cadastrar um CFOP para uso nas notas fiscais tanto de venda quanto de compras, vá no seguinte caminho: Cadastros > Cadastros Auxiliares > CFOP. A seguinte tela será aberta.

 

 

Clique no botão “Novo Registro” para cadastrar ou “Consultar Registro” para consultar algum CFOP já cadastrado.

 

Clicando em “Novo Registro” a seguinte tela será aberta:

 

 

Para preencher o cadastro é necessário ter em mente se a CFOP vai ser de “Entrada” ou “Saída”. Para definir se vai ser de entrada ou saída basta selecionar no canso direito superior da tela de cadastro. 

 

 

Após definir se vai ser de entrada ou saída, vamos ao preenchimento dos dados e seleção das configurações.

 

Preencha os campos, “Código CFOP” e “Natureza OP”, o campo “Observação” é descritivo e serve para você colocar algumas informações complementares que ajudam na identificação de onde usar o CFOP que será cadastrado. Após isso marque as opções desejadas nas especificações.

 

 

Especificações:

 

Por exemplo: Caso o CFOP vá gerar faturas nos processos de emissão de nota fiscal, marque a opção “Contabilizar nos títulos”. Caso seja um CFOP utilizado fora do estado de origem marque a opção “Operação Fora do Estado”. Existem outras marcações para auxiliar na emissão ou controle das notas. Após o preenchimento dos campos, clique no botão “Gravar Registro” para confirmar as informações fornecidas.

 

 

Abaixo, vamos exemplificar um cadastro da CFOP 5.102 de Vendas:

 

 

Há também a possibilidade de associar uma determinada observação, para sempre que você utilizar essa CFOP na NF-e, a observação da nota será a que estiver vinculada. Para isso, entre no cadastro da CFOP (A CFOP já tem que ter sido cadastrada), e clique no botão “Associar Obs.”

 

A seguinte tela será apresentada:

 

 

Clique em “Novo”, e clique nos “...” para selecionar a Observação que deseja vincular a CFOP.

 

 

Após isso basta clicar em Salvar.

 

Para descobrir como se cadastra uma Observação Padrão NF-e (Faturamento), Clique Aqui

 

No cadastro de CFOP também há a possibilidade de setar uma tributação específica para uma determinada CFOP. Para isso deve-se marcar a opção “Tributação específica” em “Especificações” conforme abaixo:

 

 

Após isso o botão “Preencher Trib. Espec.” será habilitado. Clique nele.

 

 

A seguinte tela irá ser aberta:

 

 

Na aba Normal, deve ser configurada a tributação padrão, que a maioria dos produtos e situações de venda se encaixam. Na aba Alternativa, deve-se preencher com a tributação alternativa em que será sempre utilizada com a marcação “Tributação Específica”.

 

Observação: Todas as informações fiscais devem ser preenchidas de acordo com o que seu contador(a) orientar.