Neste artigo, demonstraremos como efetuar uma venda dentro do sistema SysFAT LOJA, com ou sem envio de arquivo SAT.


Para efetuar a venda dentro do sistema o processo é o mesmo, apenas no final do processo você informa ao sistema se quer a venda fiscal ou não.


Confira o passo-a-passo a seguir:



1- Abra o SysFAT LOJA, vá no menu superior e clique em "PDV".




2- Nossa tela de vendas é esta abaixo.




3- Se o cliente desejar CPF na nota, digite o CPF e o nome caso Pessoa Física ou CNPJ e Razão Social caso o cliente for Pessoa Jurídica.



4- Após colocar os dados do cliente e do vendedor (São informações adicionais), digitando enter o campo fica em Código, aqui você pode bipar o produto com um leitor de código de barras (Caso você tenha imprimido as etiquetas do sistema), pode digitar o código caso saiba ou poderá efetuar a busca de produtos clicando na tecla F11.



5- Após a escolha do produtos informe a quantidade do produto, caso tenha cadastrado as informações de preço unitário no cadastro do produto ele vem preenchido automaticamente ou se preferir você mesmo pode informar o valor do produto no ato da venda. Apos isso tecle enter para adicionar mais produtos ou tecle duas vezes o Enter para ir para a próxima etapa.




6- Você pode definir um valor de desconto por produto.




7- Ou você pode definir um valor de desconto para toda a venda. 





8- Após colocar todos os itens da venda tecle duas vezes o Enter para o sistema gravar o orçamento.





9- Clique em "Sim" caso deseje finalizar a venda e ir para o próximo passo ou clique em não para adicionar mais produtos a venda.




10- Clicando em "SIM" o sistema automaticamente salva o orçamento e gera um numero de orçamento.




11- Após gerar o orçamento, o sistema passa para a tela de "Forma de Pagamento", aqui você define como o cliente vai pagar a compra. Caso saiba o código do pagamento pode ser digitado ou você pode teclar F11 para efetuar a busca da forma de pagamento.





12- O sistema acata quantas formas de pagamento você escolher. Caso seu cliente vá usar duas formas de pagamento, basta informar a forma e o valor que vai passar nessa forma.




13- Caso esteja tudo OK, clique em "Gerar Cupom" e confirme a finalização da venda.




14- Aparecerá uma mensagem perguntando se deseja gerar cupom, se você clicar em "SIM" ele prosseguira e emitirá o SAT caso contrário vai sair na impressora o Cupom de Romaneio. Se você clicar em "SIM", o XML é enviado para a SEFAZ e é impresso o SAT na impressora.



15- Antes da impressão ocorrer o sistema mostrará mensagens de validação e envio/recebimento de dados da Receita.



16- Após isso o sistema conclui a venda e volta para a primeira tela para você poder vender novamente.



17- Caso necessite consultar as vendas vá no menu superior e clique em "Consulta de Pedidos".



Todo esse procedimento leva em torno de 30 a 45 segundos.