Motivo: Durante a validação do SPED ocorrem alguns erros que poder ser corrigidos com conversões que podem ser inseridas na tela SPED>Conversões/Correções.


Causa: Um exemplo do que pode acontecer, nos casos das notas de entrada um fornecedor lhe encaminha a nota com o CFOP de venda, que na emissão para ele está correto, porém para a empresa que está recebendo em seu SPED deve informar que é uma entrada, ou seja, se o fornecedor lhe encaminhou uma nota com o CFOP 5.102 e a contabilidade lhe informar que deve constar no documento como o CFOP 1.102 você deverá realizar a conversão no SysFAT para sempre gerar o arquivo corretamente.

Para acessar a tela abaixo clique em: SPED>Conversões/Correções(Fiscal/Contribuições)


Solução: Na tela de conversão de CFOP ela é divida em três partes. 

  • De vermelho estão os filtros que você pode utilizar, caso seja necessário. Por exemplo, só deve realizar a uma determinada conversão quando estiver sendo utilizado na NCM 0000.00.00.
  • De amarelo é o local onde você preenche o DE - PARA. Por exemplo, no caso citado acima iriamos preencher no campo DE:  a opção 5.102 e no campo PARA: a opção 1.102.
  • A parte cinza é onde irão aparecer as conversões que estão salvas


Na tela de Correções de Aliquotas/CST a lógica se mantem, algum dado que esteja incorreto em alguma nota de entrada ou saída que deva ser corrigido no arquivo. Ela também pode ser dividida em três partes:

  • De vermelho estão os filtros que você pode utilizar, caso seja necessário. Por exemplo, só deve realizar a uma determinada correção quando o tipo do produto for "04 - Produto Acabado".
  • De amarelo é o local onde você preenche o DE - PARA. Por exemplo, existem notas de fornecedores com um Regime Tributário diferente, então deve-se converter CST ICMS DE: 0101 CST ICMS PARA: 000 com aliquota de 18%.
  • A parte cinza é onde irão aparecer as conversões que estão salvas